Um vinho que tem um começo de experiÇencia complicado, mas que com o passar do tempo se ajusta para algo bem mais satisfatório... bebendo Raices Crianza D.O. Valdepeñas 2014



Hoje dia de abrir mais uma garrafa de vinho, e um vinho que passa de 4 anos, o que é bem difícil de fazer ou escrever, e como a curiosidade é uma boa aliada da crítica, nada melhor que experimentar e ver no que vai dar. A garrafa é simples, porém ares de refino, o amarelo predominante é incomum para um vinho e sempre é uma cor utilizada em algo mais refinado, e aqui chama certa atenção, mas isso também pode esconder um pouco a marca e os detalhes do rótulo, deixando tudo muito amarelo e dourado. A primeira sensação a ser sentida foi o aroma, que é muito forte, e puxa demais para o teor alcoólico, e dá uma impressão bem intensa de ser uma bebida com teor muito exagerado para um vinho e pode afastar quem não está acostumado com algo assim, mas aqui já se nota algo bem diferente, com o passar do tempo o aroma diminui, parecendo que é só algo associado a abertura da garrafa. O sabor segue um caminho parecido, uma intensidade bem forte inicialmente e nos primeiros goles, aqui o sabor ainda consegue ter algo levemente frutado, os dois primeiros goles principalmente parecia até um pouco outro destilado, de tão forte no teor que estava. A curiosidade fica bem para o passar dos goles, o vinho vai enfraquecendo bastante, dando espaço para a fruta aparecer, de forma um tanto cítrica e não tão seca, mostrando uma sensação bem mais interessante, principalmente nos goles mais longos. Nos goles curtos a experiência é um tanto limitada, as sensações se resumem à simples mistura de algo frutado com um teor alcoólico mais intenso. Já em goles mais longos a experiência parece mais completas, a sentido seco se acentua e a mistura de sabores fica mais clara e interessante, deixando o paladar bem mais agradável. No geral, um vinho que tem uma intensidade muito exagerada inicialmente, que pode até afastar muitos que procuram algo com mais sabor, mas que com o passar dos goles se mostra algo mais interessante e menos assustador, mostrando que dar uma segunda chance, ou um segundo gole, pode ser uma boa ideia para esse vinho.

Otavio Wong

Um novo apaixonado por qualquer culinária, aventureiro de restaurante, butecos e qualquer lugar que sirva algo interessante pra beber e comer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário